INSS vai reembolsar milhões de aposentados e pensionistas; saiba quem tem direito
Expectativa é o ressarcimento dos valores descontados de forma indevida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai reembolsar milhões de aposentados e pensionistas por descontos indevidos. Conforme o órgão, a medida tende a corrigir os erros nas mensalidades associativas e sindicais feitas sem a autorização do beneficiário.
Diante deste cenário, o INSS identificou os casos nos quais os descontos indevidos aconteceram e devolverá os valores na folha de pagamento de maio. Ou seja, os beneficiários não precisarão tomar nenhuma ação para obter a devolução dos valores.
Ressalta-se que o ressarcimento inclui os descontos realizados de forma não autorizada em contracheques anteriores ao mês de abril deste ano. Além disso, o processo envolve a suspensão do débito para as associações e sindicatos na folha de pagamento.
No total, a fiscalização identificou seis bilhões em fraudes relacionadas a descontos indevidos. O Governo Federal apontou que cerca de dois bilhões já foram bloqueados e estão sendo analisados para o processo de devolução.
A orientação é que o beneficiário, caso seja vítima do desconto sem autorização, verifique a próxima folha de pagamento para conferir se o processo de reembolso está em andamento. A expectativa é o ressarcimento do valor integral de todos os valores descontados.
Leia também